Jornada do Herói e Storytelling

Um dos maiores desafios na arte de fazer apresentações é:

“Como conquistar a atenção e o coração do público”?

Já sabemos que Jesus Cristo é um dos maiores contadores de história da humanidade. Porém, grandes filmes como Senhor dos Anéis, Matrix e Star Wars possuem uma estrutura em comum que é chamada “Jornada do Herói”. Neste trecho do post do Paulo Maccedo você pode conhecer melhor sobre a Jornada do Herói.

“A jornada do herói, em termo erudito, “Monomito”, é uma concepção cíclica presente em narrativas mitológicas. Quem difundiu o conceito foi o antropólogo Joseph Campbell, exímio pesquisador da escrita, que possibilitou o entendimento da narratologia, a ciência da narrativa.

Seu livro, “The Hero With a Thousand Faces” (O Herói de Mil Faces), de 1949, é um divisor de águas na arte de contar histórias. Aliás, este livro está disponível na Amazon, em português. 

Anteriormente usada em romances e obras de aventura, a jornada do herói também se tornou essencial na hora de contar a história de uma marca.”

Fonte: https://paulomaccedo.com/jornada-do-heroi-storytelling/

Eu adoro este vídeo para compreender a Jornada do Herói.

Os 12 Estágios da Jornada do Herói – “The Writer’s Journey” (Christopher Vogler).

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Monomito

  • Mundo Comum – O mundo normal do herói antes da história começar.
  • O Chamado da Aventura – Um problema se apresenta ao herói: um desafio ou a aventura.
  • Reticência do Herói ou Recusa do Chamado – O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo.
  • Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural – O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura.
  • Cruzamento do Primeiro Portal – O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico.
  • Provações, aliados e inimigos ou A Barriga da Baleia – O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial.
  • Aproximação – O herói tem êxitos durante as provações
  • Provação difícil ou traumática – A maior crise da aventura, de vida ou morte.
  • Recompensa – O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa (o elixir).
  • O Caminho de Volta – O herói deve voltar para o mundo comum.
  • Ressurreição do Herói – Outro teste no qual o herói enfrenta a morte, e deve usar tudo que foi aprendido.
  • Regresso com o Elixir – O herói volta para casa com o “elixir”, e o usa para ajudar todos no mundo comum.

No post do Paulo Maccedo, também vi esta palestra do TED. Vale muito pena assistir.

Qual é a SUA jornada?

Voltando à questão inicial de como cativar a atenção e coração do público. Acredito que se você vai apresentar uma ideia para engajar pessoas (clientes, investidores, parceiros, etc.) é necessário que antes de mais nada você tenha PAIXÃO por sua ideia. Durante muitos anos, dei grande FOCO para o Marketing Digital (20 anos) e Apresentações com Prezi (7 anos). Há pouco mais de 1 anos decidi assumir um talento de infância e transformar em negócio: o ORIGAMI.

Lancei o site Origami.club e o origami se tornou meu principal negócio.

A jornada do herói faz sentido para as pessoas porque as nossas vidas seguem uma trilha similar. Cabe a cada um de nós perceber o CHAMADO, ouvir nossa INTUIÇÃO e ter CORAGEM de tomar as decisões para seguir a JORNADA.

Espero que este post te ajude a fazer melhores apresentações. Comente e conte um pouco da sua história.

Marcio Okabe

Origamista por paixão Educador por missão Palestrante por vocação Precursor nos cursos de Prezi no Brasil. Atua na área de marketing digital desde 1998. Palestrante, blogueiro, videomaker e youtuber. Fundador da SBAP (Sociedade Brasileira de Apresentações Profissionais) e idealizador do Origami.club (Clube dos Origamistas). Contatos: MarcioOkabe.com @marciookabe Whatsapp 11 99480-1777

Vamos lá! comente.

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: