Nasrudin e a Peste – Uma reflexão em tempos de coronavírus

Em tempos de Coronavírus, lógico que temos que tomar os cuidados e precauções de higiene necessárias. Porém, é preciso refletir sobre os limites dos cuidados que devemos tomar. Podemos ter a SERENIDADE sem ter MEDO.

Alexandre Camilo é um mestre na arte de contar histórias e enviou este conto no grupo de alunos do CursodeStorytelling.com.br que compartilho aqui no blog da SBAP (Sociedade Brasileira de Apresentações Profissionais).

Nasrudin e a Peste – Um conto da tradição Sufi

A Peste ia a caminho de Bagdá quando encontrou Nasrudin. Este perguntou-lhe:

  • Aonde vais?

A Peste respondeu-lhe:

  • Bagdá, matar dez mil pessoas.

Depois de um tempo, a Peste voltou a encontrar-se com Nasrudin.

Muito zangado, o mullah disse-lhe:

  • Mentiste-me. Disseste que matarias dez mil pessoas e mataste cem mil.

E a Peste respondeu-lhe:

  • Eu não menti, matei dez mil. * O resto morreu de medo.*

Esse conto traduz de forma simples e clara o que está acontecendo nesse momento. Essa enxurrada de notícias as vezes nos trazem mais confusão mental do que clareza e pode fazer emergir o medo. Mantenha se sereno e tome os cuidados necessários para ultrapassar essa etapa. Tudo passa!!

Quem é Nasrudin

Ninguém sabe se o Nasrudin existiu de verdade ou se ele é um personagem inventado.
Tem gente que diz que ele teria nascido na aldeia de HORTU, no povoado de SIVRISHISR, na turquia, no século XIII, e morrido na comarca de AKSEHIR, na província de KONYA, onde há um túmulo com seu nome. Outros dizem que ele é um personagem imaginário.
Não se sabe quem tem razão, mas talvez isso não seja importante, porque de qualquer forma suas histórias continuam sendo contadas até hoje.
O Nasrudin é o herói popular mais famoso da Turquia, onde é conhecido como Nasreddin Hoca. Hoca é um título que significa “mestre” na língua turca. Em árabe, “mestre” é mawla, que aparece escrito como mulla na maioria dos livros ocidentais publicados com os contos de Nasrudin. Em português ficou mullá.
Fonte: http://www.nasrudin.com.br/eu-sou-nasrudin.htm

Marcio Okabe

Origamista por paixão Educador por missão Palestrante por vocação Precursor nos cursos de Prezi no Brasil. Atua na área de marketing digital desde 1998. Palestrante, blogueiro, videomaker e youtuber. Fundador da SBAP (Sociedade Brasileira de Apresentações Profissionais) e idealizador do Origami.club (Clube dos Origamistas). Contatos: MarcioOkabe.com @marciookabe Whatsapp 11 99480-1777

Vamos lá! comente.