Como se tornar um excelente apresentador?

Para se tornar um especialista em apresentações é necessário muita dedicação e estudos em diferentes áreas. Antes de saber o que é necessário para uma pessoa se tornar um excelente profissional em apresentações, precisamos avaliar o que é fundamental em uma apresentação para que ela seja inesquecível.

Pilares de uma apresentação inesquecível

ROTEIRO – Uma apresentação inesquecível deve ter um BOM ROTEIRO e uma BOA HISTÓRIA. A prova disso é a excelente palestra do TED “Andrew Stanton: As pistas para uma grande história” onde ele mostra o poder de uma história está na sua PROMESSA que vale a pena para audiência dedicar seu tempo para ouvir sua história.

DESIGN – Além das telas da apresentação que devem ajudar a contar a história de forma VISUAL, é preciso usar vídeos para gerar a EXPERIÊNCIA desejada na platéia.

APRESENTADOR – Sem dúvida nenhuma, o principal elemento de uma apresentação inesquecível é o APRESENTADOR. O bom apresentador deve ter facilidade de transmitir sua mensagem, independente dos recursos visuais e até da falta de um roteiro previamente planejado.

Quando os 3 pilares são reunidos de forma harmoniosa, o resultados são apresentações inesquecíveis.


Veja uma das apresentações mais inesquecíveis de todos os tempos. O lançamento do iPhone no evento MacWorld.

Alexei Kapterev, autor da apresentação Death by PowerPoint, em sua palestra no TEDxKyiv comenta a importância da auto-educação na área de apresentações. Ele cita em um trecho da sua palestra as competências que um apresentador deve desenvolver:

Apresentação, discursos, argumentação, redação, design gráfico, web design, design da informação, visualização de dados, tipografia, software de apresentação, standup comédia, psicologia cognitiva e outros conhecimentos.

O que ele transmite na sua palestra é a importância da DEDICAÇÃO no auto-aprendizado, pois ele cita no início da palestra que ele fazia PÉSSIMAS apresentações e que depois de 6 anos de estudo se tornou um dos profissionais mais renomados do mundo.

Creio que como mensagem final para este post e respondendo a pergunta “Como se tornar um excelente apresentador?“, eu diria que devemos procurar o que REALMENTE AMAMOS fazer na vida, pois ao descobrirmos isso teremos PAIXÃO para poder contar boas histórias que serão inesquecíveis.

Há mais de 20 anos li esta frase no livro “7 leis espirituais do sucesso“, espero que você não demore tanto tempo para encontrar o que AMA FAZER 😉

 

 

 

Marcio Okabe

Origamista por paixão Educador por missão Palestrante por vocação Precursor nos cursos de Prezi no Brasil. Atua na área de marketing digital desde 1998. Palestrante, blogueiro, videomaker e youtuber. Fundador da SBAP (Sociedade Brasileira de Apresentações Profissionais) e idealizador do Origami.club (Clube dos Origamistas). Contatos: MarcioOkabe.com @marciookabe Whatsapp 11 99480-1777

Vamos lá! comente.

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: