A Arte da Metáfora

Quando comecei meus estudos com PNL em 1996, e uma das coisas que mais me encantei foras as metáforas e seu poder de ajudar a levar as pessoas de um estado atual (indesejado) para um estado desejado (SONHO). Naquela época, eu dava aulas de informática e ensinava as pessoas como usar Word, Excel e… PowerPoint. Uma das metáforas que mais gostava era “Aprender a usar o computador é como ler e escrever. No início, não parece fácil, mas com o tempo será natural…”. (Ver post: http://marciookabe.com.br/comunicacao/o-que-e-uma-metafora)

As metáforas são formas de explicar um conceito, transmitir uma ideia ou ensinar algum assunto. Elas são figuras de linguagem que criam conexões na mente das pessoas que geram um aprendizado instantâneo de um tema. Elas são recursos extremamente poderosos, pois se comunicam diretamente com nosso cérebro inconsciente.


Elas são como carruagens que nos levam de um lugar para outro. Viram? Acabei de usar uma metáfora.

Metáfora deriva do grego μεταφορά, “transferência, transporte para outro lugar”, composto de μετά (meta),“entre” e φέρω (pherō), “carregar”. Em seu sentido literal, o verbo grego metaphorein seria traduzido pelo verbo latino transferire. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Met%C3%A1fora

Exemplos de metáforas

A borboleta é uma metáfora clássica que simboliza TRANSFORMAÇÃO.

Porém, um bom apresentador pode usar de forma criativa metáforas tradicionais. Nas minhas aulas de Apresentações de Alto Impacto com Prezi, eu utilizo a borboleta como uma forma de conduzir a platéia na direção de DECIDIR a adoção do Prezi.

Ao citar a frase e associar com a imagem da borboleta que 100% das pessoas associam à beleza…

Nosso cérebro, quer você queira ou não, vai associar o PowerPoint que veio antes do Prezi com a lagarta. E garanto que quase 100% das pessoas associa a lagarta com algo nojento.

Lembro que em um dos cursos, uma aluna veio conversar no final da aula e disse “Não gostei do seu curso…”. Fiquei surpreso, pois durante a aula notei que ela estava gostando e participando bastante. Ela completou “Eu ADORAVA o PowerPoint!”. O fato dela usar o verbo no passado mostra o poder de TRANSFORMAÇÃO das metáforas.

Este vídeo é excelente para compreender mais sobre metáforas. Jane Hirshfield explica como as metáforas nos ajudam a compreender o mundo e, quem sabe, criar novos mundos.

Nesta palestra, James Geary faz uma apresentação incrível sobre metáforas.

Metáforas em Palestras e PITCHES

Palestrantes usam (ou deveriam usar) metáforas para conduzir a platéia para uma transformação e mudança de mindset. Empreendedores usam pitches* para apresentar suas ideias e startups para potenciais investidores/parceiros, na maioria das vezes apenas com o recurso de sua voz.

* Pitch é como um minipalestra de alguns segundos ou poucos minutos

Apesar de público bem diferentes, o palestrante com centenas ou milhares de pessoas avaliando se irão mudar seu mindset ou o empreendedor com investidores avaliando se vale a pena colocar dinheiro na sua startup, ambos terão SUCESSO apenas se conseguirem associar EMOÇÃO no seu discurso.

As mesmas regras valem para qualquer pessoa que faz apresentações. O quanto você valoriza suas ideias?

“Você só tem uma chance de causar uma primeira boa impressão”

Referências.

 

 

Marcio Okabe

Especialista/aprendiz em Prezi que é uma ferramenta inovadora para ministrar aulas e palestras. Atua na área de marketing digital desde 1997. Palestrante, blogueiro e netweaver é um apaixonado por novas tecnologias digitais, comunicação e inovação na educação. Foi Palestrante no TEDxSalvador 2011 onde apresentou o Wikisocial – Sites para ONGs. Seu foco atual é a criação de redes de ensino/aprendizagem, sendo seu principal projeto a www.AcademiaKonfide.com.br.

Vamos lá! comente.

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: