Quer aprender a criar
apresentações incríveis? 
logo-apresentacoes-magicas 

 

 
Domingo, 14 Setembro 2014 21:00

O que é Storytelling

O storytelling vem ganhando força como ferramenta de comunicação. De forma simples:

Storytelling é a arte de contar histórias

storytellingO homem conta histórias desde a idade das pedras, pois era a única forma de transmitir os conhecimentos.

Porém, Jesus Cristo foi o maior contador de histórias do mundo. Suas parábolas eram histórias (verídicas ou não) que tinham como objetivo facilitar o aprendizado dos seus discípulos.

“Parábola é uma espécie de alegoria apresentada sob forma de uma narração, relatando fatos naturais ou acontecimentos possíveis, sempre com o objetivo de declarar ou ilustrar uma ou várias verdades. Uma parte importante dos ensinamentos de Jesus foi constituída por parábolas.”
Fonte: http://analisebiblicaebt.wordpress.com/2011/09/27/as-parabolas-de-jesus-em-lucas/

Nos dias atuais e com a quantidade imensa de informações que somos bombardeados todos os dias, nosso tempo se tornou um dos recursos mais preciosos. Além das pessoas do nosso convívio, a nossa atenção é dividida entre a televisão, o smartphone, o tablet, o notebook e outros aparelhos.

O marketing tradicional está morrendo, pois as mídias de massa estão perdendo espaço para as mídias sociais e blogs. O Youtube está se tornando um dos principais “canais de TV” do mundo, porém as pessoas assistem vídeos postados por pessoas comuns ou por celebridades da internet. As histórias voltaram a ganhar importância, pois apesar de toda tecnologia de comunicação, o ser humano se envolve com histórias emocionalmente.

O que é Storytelling - Joni Galvão

Vejam este vídeo de Martha Terenzzo, professora da ESPM.

O Ilan Brenman é um dos maiores autores de livros infantis do Brasil e nesta entrevista explica de forma cativante a força do Storytelling.

Nesta palestra do TED, o cineastra Andrew Staton – criador de Toy Story e Wall-e – fala sobre “The Clues to a Great Story” (legendado).

Storytelling Digital

Como estou muito envolvido com educação, pesquisei sites que permitem criar histórias online ilustradas. O Stirybird é um site incrível focado em pais, educadores e estudantes que permite criar histórias a partir de ilustrações.

Contação de Histórias

A contação de histórias tem sido muito usada em eventos corporativos ou não. Vejam o lançamento do livro “O Menino do Dinheiro” de Reinaldo Domingos – fundador da DSOP "Contação de Histórias – O Menino do Dinheiro -DSOP"

Como usar o storytelling?

Existem técnicas para usar o storytelling no mundo corporativo, mas como podemos ver em muitos exemplos na vida real, o que vale são histórias que nos emocionam e nos cativam. Histórias bem contadas são inesquecíveis, basta lembrarmos de episódios da nossa infância quando nosso pais contavam histórias.

Então, como usar o storytelling para sua empresa? Que tal começar contando histórias para seus filhos, sobrinhos ou filhos de amigos? Como diz Ilan Brenman na sua entrevista para Crescer,  escolha um livro que te encante como adulto.